SEO Title Tag: Dicas de Otimização de Títulos

Nesse artigo veremos algumas dicas de como escolher um bom titulo na tag title e uma boa descrição para seus posts e manter seu site otimizado para SEO.

Otimizando a title tag

Primeiro de tudo, o google disponibiliza a ferramenta chamada Planejadora de Keywords  e é por ela que consultamos o volume de busca de cada palavra chave ou conjunto de palavras chaves, é por ai que vamos decidir o que é legal ter no titulo ou não é legal.

Para nós, ser legal quer dizer ter um bom volume de buscas e de preferência com concorrência baixa.

Nota: É muito importante a palavra ter um bom volume de busca, é muito bom o titulo/url casar exatamente como a busca, MAS NEM SEMPRE ESSE É O IDEAL. O título não pode ser algo robótico, ele precisa ser explicativo também.

Ex: Ao invés de usar apenas Javascript Get URL, podemos usar o titulo: Javascript Get URL: Obtendo URL atual com Javascript

 

Vamos usar o exemplo o título Criando Animações com CSS.

Animacoes em CSS

A primeira coisa a se fazer é acessar o site da ferramenta: Google KW Planner

E logar com sua conta do google.

Após isso clique em Pesquisar novas ideias de palavra-chave:

TitulosSEO01

Vai abrir uma tela como a abaixo:

TitulosSEO02

Agora basta escrever a busca que você quer fazer. O que é essa busca? Vamos imaginar como o usuário deve escrever no google na hora de buscar o conteúdo daquele post que você quer otimizar/publicar.

No nosso caso temos o seguinte: Criando Animações com CSS, sendo assim, vamos ver qual delas provavelmente possui o melhor volume de busca.

Vamos fazer a busca pelas palavras a”nimações em css” e  “css animations”, basta colocar a palavra-chave que você quer buscar no campo Seu produto ou serviço e clicar em Obter ideias, como mostra abaixo:

KW Planner

Feito isso, irá abrir a página abaixo, clique em ideias de palavra chave para abrir a página que queremos.

Google KW Planner

Essa é a página que queremos ver:

Planejador de KW

Com isso podemos ir verificando o volume de buscas de cada palavra chave (keyword/KW) e assim tentar montar o melhor título possível, de acordo com a quantidade de volume de buscas e a sua concorrência.

Nota: Recomendo, na maioria das vezes usar a palavra-chave no inicio do titulo, de forma exata, pois assim vai otimizar ainda mais e aumentar muito a chance daquele post aparecer nas primeiras posições do google.

Sendo assim, uma boa sugestão para esse título é: CSS Animations: Criando Animações com CSS.

Otimizando a tag description

A parte mais importante da descrição é que ela seja extremamente explicativa ao leitor. Nela deve conter um resumo, muito bem resumido, do que o leitor vai ver lendo aquele artigo ou assistindo aquela videoaula.

É muito importante usarmos palavra-chave também na descrição, mas tomando muito cuidado para não exagerar nelas, pois pode ocorrer punições de exagero de palavra-chave(kw sttuffing) – http://www.mundoseo.com.br/black-hat/black-hat-seo-keyword-stuffing/

Nessa parte o importante é resumir e explicar o que o post quer dizer, entender o que o post fala e explicar para o leitor do site por ela.

Espero que tenham entendido e gostado e  que esse material seja útil para quem quer criar títulos e descrições otimizadas para seu website.

Aqui contém alguns exemplos resumidos e não podemos nos esquecer de que para ter um site bem conceituado e bastante acessado não basta apenas ter um post bem otimizado, é preciso e extremamente importante ter um material de altíssima qualidade técnica sobre o tema que ele se propõe.

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