SEO – Busca Semântica: o que é?

Basicamente, uma busca semântica é quando várias fontes são utilizadas para realizar uma busca, não apenas as palavras-chave. No caso dos buscadores, ela serve basicamente para melhorar a precisão dos resultados exibidos aos usuários na SERP, devido ao entendimento da intenção do usuário não só com as palavras-chave utilizadas para fazer a pesquisa, mas também seus histórico de navegação e busca na internet.

Como sabemos, tudo na internet está interligado e empresas como Google e Facebook possuem praticamente todas as suas informações pessoas e de navegação na internet e você mesmo deu permissão pra isso ao clicar em aceitar e sem ler os termos de uso :).

Para o Google implementar o sistema de busca semântica, ele utiliza dados pessoais como localização, variação das palavras, sinônimos, dentre outros.

Isso permite que os resultados apresentados para os usuários em suas buscas seja muito mais rico, qualificado e preciso, ajudando e muito os usuários e tornando suas experiências muito mais agradáveis.

Mas como isso funciona na prática?

Ao fazer uma busca com a palavra-chave “brasileirão”, o Google entende que a palavra brasileirão é um sinônimo para o “Campeonato Brasileiro de Futebol” e exibe informações relacionadas à isso para o usuário:

Busca Semântica para Campeonato Brasileiro de Futebol

 

O mesmo acontece quando você quer saber como está o clima em determinada região do mundo, o Google exibe diretamente a resposta na SERP.

Busca Semântica para temperatura no Rio de Janeiro

E isso serve para qualquer região do mundo, independente de onde você esteja.

Busca Semântica para temperatura em Lisboa

 

Onde entra o profissional de SEO nisso?

O profissional de SEO é aquele que deve direcionar os esforços e estratégias para a empresa se beneficiar de forma permitida (ou não 🎩 rsrs) das buscas orgânicas.

Para ter uma boa otimização de SEO para busca semântica, é necessário que o seu site produza um conteúdo de qualidade e que seja relevante para o usuário que estiver fazendo uma busca relacionada ao tema e que esse conteúdo resposta alguma dúvida imediata que seu público-alvo tenha. Já falei em alguns posts no Linkedin que é importante fazer SEO e conteúdo para humanos, pessoas e não robôs. Então, produza um conteúdo real, único e de qualidade para pessoas reais!

É importante também manter o SEO Onpage bem estruturado, com código HTML limpo e atualizado e marcações de dados (schema.org, open graph, etc) quando possível (farei um post sobre isso depois para explicar melhor do que se trata e como implementar no seu site).

Não existe garantia de que fazendo isso os seus resultados serão exibidos da mesma maneira mostrada acima, mas sem isso, dificilmente eles serão qualificados para um resultado de busca semântica.

Gostei desse assunto e quero me aprofundar, como faço?

Para aqueles que curtiram e querem se aprofundar um pouco mais nos estudos sobre Busca Semântica, existe um livro que é muito bom e eu recomendo a leitura. Vou colocar um link do pdf do livro aqui, ele está em inglês e se chama Google Semantic Search, do David Amerland.

Para aqueles que gostarem, recomendo comprarem a versão física ou digital original para ajudar o autor e a editora. Você pode comprá-lo na Amazon ou diretamente do site do autor.

Espero que gostem e até o próximo post.

 

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