SEMRush: ferramenta de marketing digital e SEO

O SEMRush é uma das melhores e mais completas ferramentas de SEO que existem, com ele é possível realizar uma análise de SEO completa, análise e estudo de concorrência, acompanhar o ranking de palavras-chave (rank tracker), além de possuir recursos excelentes para quem cria e gerencia campanhas de links patrocinados.

 

 

 

Mas afinal, o que é SEMRush?

 

SEMRush é uma ferramenta utilizada para analisar resultados orgânicos (SEO) e do Google Adwords (PPC e links patrocinados) por meio de uma interface online bastante simples, mas muito eficiente. Por meio dela é possível analisar quantas e quais palavras-chave o site ou determinada página do seu site ou de um concorrente estão posicionadas nos resultados de busca e consequentemente trazem mais tráfego, tanto no orgânico quanto no Adwords.

Além disso, para os profissionais de mídia PPC, o SEMRush exibe o CPC médio das palavras-chave, ajudando e muito no planejamento de mídia para definir o quanto irá pagar por click e quais keywords serão utilizadas nas campanhas.

Para quem trabalha com SEO, entender o histórico de posicionamento das palavras-chave trabalhadas é essencial e é justamente por isso que o SEMRush mostra a sua força, pois nela você consegue acompanhar não somente o histórico do seu site, mas os dos seus concorrentes também!

 

Confira aqui os planos disponíveis e comece suas análises!

 

Principais funções do SEMRush

 

A ferramenta possui inúmeras funcionalidades as quais atendem diversos tipos de profissionais de marketing digital, abaixo irei listar as principais que eu utilizo em meus projetos de SEO.

 

Análise de Palavras-chave

 

Como já disse anteriormente, com o SEMRush é possível fazer uma análise completa das palavras-chave que seu site ou o do seu concorrente, estão posicionados. Com isso, torna-se possível gerar insights sobre quais palavras-chave trabalhar no seu projeto de SEO ou de Links patrocinados. Abaixo podemos ver de exemplo o dashboard para o domínio ricardoarrigoni.com.br e para quais palavras-chave o site está ranqueando com seu respectivo posicionamento.

Dashboard SEMRush

 

Além disso, é possível analisar uma keywords especifica e encontrar variações dela, volume de busca, resultado da SERP, CPC e diversos outras informações:

semrush-analise-keyword

 

Análise de concorrência

 

Na minha opinião pessoal, esse é o recurso mais poderoso da ferramenta, pois ele me permite analisar não somente o meu site, mas o de todos os meus concorrentes e assim compará-los depois. O principal motivo de utilizar isso é para descobrir para quais palavras-chave o seu concorrente está ranqueando e que você ainda não trabalha.

Muitas vezes, é possível encontrar boas oportunidades long tail de baixa concorrência e que podem gerar um tráfego bastante considerável para o seu site.

semrush-analise-concorrencia

 

Como pode ser visto na imagem acima, a ferramenta mostra informações importantíssimas como posicionamento de palavras-chave, URL indexada, volume de busca e o gráfico de evolução do site tanto em número de palavras-chave quanto em tráfego gerado.

Em alguns casos, o gráfico pode mostrar uma queda brusca no tráfego, o que é muito utilizado por mim e por outros especialistas SEO para identificar possíveis punições por alguma atualização de algoritmo do Google.

Criar e acompanhar projetos de SEO

 

O que torna o SEMrush uma das melhores ferramentas de marketing digital do mercado é que nela é possível criar campanhas exclusivas para seus sites com diversas ações automatizadas para que você possa analisar toda essa informação de maneira simples e prática.

Criando o projeto, você pode configurar a ferramenta para que seja feita uma auditoria completa do site para descobrir sua "saúde" na busca orgânica, além de acompanhar o posicionamento das palavras-chave escolhidas.

Além disso, existe a possibilidade de conectar sua conta do Search Console e Google Analytics, para receber uma auditoria dos backlinks recebidos pelo site, insights do tráfego orgânico e monitoramento de marca (branding) por toda a internet.

A possibilidade de uso é gigante e cada profissional deve utilizar os recursos que preferir e fizerem mais sentido para seu negócio.

Confira aqui um Live Demo de uso da ferramenta:

 

Planos e preços

 

A ferramenta possui opções de pagamento mensal ou anual, sempre em dólar (USD), portanto é necessário possuir um cartão internacional para assinar ao serviço.

Atualmente a ferramenta conta com 3 opções de plano, o PRO, GURU e BUSINESS. Os valores mensais variam entre $99,95 até $399,95, podendo chegar a um desconto de $800 nos planos anuais.

Caso você possua poucos projetos e esteja começando agora, o recomendado é o plano PRO inicial que custa $99,95/mês, mas caso você possua uma agência ou mais do que 5 projetos, o recomendado passa a ser o plano GURU, que custa $199,95/mês.

 

Confira aqui os planos disponíveis e assine!

 

semrush-planos

 

Conclusão

 

É importante ter em mente que, independente de qual ferramenta de marketing digital você utilizar, é imprescindível que o profissional tenha um perfil analíco, pois é preciso saber analisar e tomar decisões com base nos dados que a ferramenta disponibiliza. Por tanto, sempre utilize a ferramenta como um auxílio que vai dar insumos e dados para que você, o especialista/analista de SEO, possa tomar as decisões estratégicas do seu projeto e trilhar o rumo certo para a campanha.

Não deixe de conhecer a ferramenta e comece agora mesmo suas campanhas!

Comments

comments